sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A RESPOSATA AO ANTI-GARI!

Pensei no post abaixo qual seria a reação dos GARIS que foram OFENDIDOS pelo Sr BORIS CASOY...
E sinceramente do alto de suas vassouras deram uma AULA de um novo BRASIL!


Mamãe do Boris perdeu a vergonha de vez

Jornalismo é edição. Alguém é muito bem pago pra escolher o que entra e o que sai. E de que forma os fatos vão chegar ao público. Por exemplo, olhem essa manchete da Folha Online, do UOL:

“Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy”.

Comovente, não? Se os principais atingidos perdoaram o Boris, malvados somos nós que achamos que isso não pode ficar assim. Agora assistam à entrevista.

O que vemos? Que a manchete deveria ser:

“Garis ofendidos por Casoy viveram uma tragédia e se dizem chateados”.

Perceberam como é uma opção tecnicamente indefensável limpar a barra do sujeito? Está lá no vídeo a dor e a vergonha por que passaram. A edição prefere pegar um detalhe e, covardemente, abusar da boa fé dos garis. Eles são educados, decentes e generosos. E levam na cabeça. De novo.

A reportagem foi atrás dos dois já com essa intenção. Só pode. Se lixaram para o sofrimento deles. Botaram panos quentes. Amaciaram. Esconderam a “tragédia”. Tragédia.

E por quê? Uma hipótese se impõe: para preservar aquele que foi colunista, editor-chefe e diretor de redação da Folha de S.Paulo. Durante a ditadura militar.

Aquela ditadura que os donos do UOL chamaram de ditabranda.

Pegou mal. Mas logo estará até nos livros escolares que o Grupo Folha apoiou, sim, o golpe militar. É um fato. Todos cometemos erros. Ao assumi-los, ganhamos alguma dignidade. Negar que é feio.

Mas mamãe sempre protege o filhinho. Boris fez muito pela Folha. Leal, inteligente, linha dura. E útil. Era bem relacionado com milicos poderosos.

Quem se surpreende com as ofensas proferidas aos garis provavelmente não conhecia bem esse senhor. O desprezo por pobres, lixeiros e metalúrgicos vem de longe.

Pois bem. Agora o Brasil sabe. Suas opiniões não valem um tostão. Mas ainda tem gente que se arrisca a defendê-las.

http://blogs.r7.com/o-provocador/2010/01/08/mamae-perdeu-a-vergonha-de-vez/

4 comentários:

BETA DE SANTANA disse...

Olá Raima,
O que digo é que os garis são super inteligentes! A melhor arma que eles poderiam usar contra o Boris eles usaram; o PERDÃO!
Que sua semana seja linda!
Paz e muita luz.
Beijokas, Beta de Santana

http://andandoeuvi.blogspot.com/ disse...

Na minha opinião os garis mostraram muito mais NOBREZA que o Sr. estudado BORIS CASOY porquê esse dom vem do coração e não dos livros.

Bjoks

Eduardo Cseny disse...

Respeitando aqui, as opiniões postadas, no exercício da livre manifestação de opiniões, idéias e pensamentos, assim como os próprios posts e manifestação pessoal no blog do Raima, acrecento minhas reflexões pessoais, ignorando as manifestações de ataques pessoais às partes, sejam elas quais forem, no caso bem divulgadas: os fatos relatam ofensa pessoal desqualificando, e de uma certa forma, discricionária ao elemento humano, e da profissão de garis dos indivíduos citados, como apresentados em video pelos quatro cantos da imprensa, também da blogosfera. Ora senhoras e senhor Raima, "do alto de suas vassouras" (palavras do sr. Boris Casoy), no mínimo deveriam os dois seres humanos humilhados, no exercício pleno de sua cidadania, através da manutenção de seus direitos individuais, exigirem o devido respeito, com direito a no mínimo retratação no mesmo veículo de comunicação onde se deu o fato por parte do Sr. Casoy, posteriormente, sendo o caso, também a devida reparação por danos morais, e não "mandando flores", como ocorreu. Desta maneira, continuarão tais protagonistas, que do alto da piramide social, fecham os olhos para o espectro do restante da piramide, por vezes com comentários discriminatórios e fora do atual contexto social e político do pais, como apresentados nos elementos e matérias jornalisticas postadas no seu blog.
Um grande abraço!

Magui disse...

Prefiro não falar do Casoy.Ele é o retrato de uma camada da população e a luta de classes existe.Se ele desqualifica os garis alguns o discriminam de uma forma ou de outra.Esse assunto diz respeito aos garis e eles já resolveram.