quinta-feira, 23 de julho de 2009

CINEMA PARADISO


Confesso que este assunto hoje para mim de certa forma é fácil falar.
Cinema Italiano, lembro-me desde a época de "segunda sem lei" na REDE BANDEIRANTES na década de 80 com aqueles western spaghetti, que eu sou fã incondicional, e a chegada em minha casa do vídeo cassete fui apresentado aos filmes de Frederico felini.
Não estou aqui para pregar o CINE CULT e nem mesmo levantar a bandeira dos filmes EUROPEUS. Só vou falar de um filme, CINEMA PARADISO, que se algum dia tiver oportunidade de assistir faça pois com certeza será um filme daqueles memoráveis
O mais engraçado do filme é que mostra de uma forma bem humorada e despojada uma ITALIA de poucos recursos numa pequena cidade, que é de se comparar a qualquer cidade do interior do BRASIL por exemplo. Também com ele podemos entender um pouco da cultura italiana e não tem como não sair remedando os personagens com suas peculiaridades e suas formas de ver as suas simples e rica vida popular e cultural.
Cinema Paradiso é um tipo de película que você vai sempre relembrar e irá compartilhar ele com muitos outros que tiveram oportunidade em assistir e com certeza você irá recomendar pelo menos a uma pessoa.



Sinopse

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Oto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Oto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.


Premiações

- Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, empatado com Linda Demais Para Você.

- Ganhou o prêmio de Melhor Pôster no Césa

Um comentário:

Giovana disse...

Me deixou curiosa para assistir!
Eu sabia da existência desse filme, mas nunca havia assistido.

Estou adorando seus textos.

Beijos e mais uma vez

Parabéns pela cultura e diversidade!

;)