quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BBC à Mesa: Um continente de cervejas

A vida sorri para o brasileiro apreciador de cerveja quando este visita, pela primeira vez, um pub na Inglaterra ou uma kneipe na Alemanha.

Acostumado a escolher entre três ou quatro marcas de tipo e gosto bastante parecidos, este bravo consumidor (mais um ludibriado sofredor, pelo que insua um debate em andamento na Folha de São Paulo, que lançou a suspeita de que tres quartos da matéria-prima da cerveja no Brasil vem do milho) se vê na posição de uma criança solta numa fábrica de chocolates de primeira qualidade.

Na Europa - à exceção, talvez, dos países mediterrâneos - cada região produz uma cerveja distinta onde a bebida e sua produção estão ligadas a profundas tradições culturais e históricas.

Na Alemanha, por exemplo, existe um conjunto de regras, o Reinheitsgebot, que zela pela qualidade e pureza da bebida desde 1516. E a constituição municipal mais antiga do país, baixada pelo imperador do Frederico Barbaruiva em 1156 para a cidade de Augsburg, determinava punição para donos de estabelecimentos que servissem "cerveja ruim ou em dose injusta".

Ou seja, aqui há de tudo, do bom e do melhor. E com tanta coisa interessante e desconhecida sendo oferecida no balcão, a escolha muitas vezes acaba sendo feita na base do "uni-duni-tê".

Mas não temei, companheiros cervejeiros, pois o BBC à Mesa traz as dicas de três "especialistas" com vários anos de visitas a pubs e bares europeus nas costas.

de-koninck.jpgComeço com minhas opiniões:

A cerveja que costumo beber - Stella Artois

A Inglaterra é o país das ales e stouts, mas eu ainda prefiro as do tipo "lager" - como eles chamam a cerveja de baixa fermentação, como a pilsen, mais apreciada no continente europeu. Para muitos, a Stella é "a menos pior" das lagers vendidas nos pubs londrinos. A melhor pilsen que já provei é a Veltins alemã.

As melhores cervejas que provei na Europa - De Koninck e Veltins

Uma ale, cerveja de alta fermentação, de cor avermelhada, fabricada na Antuérpia, Bélgica. Ela é servida num copo criado especialmente para ela, em formato de taça. Encorpada, com leve gosto de caramelo. Já bebi ela em Londres e na Holanda. E a Veltins, alemã, tem que ser na garrafa - linda - mesmo.

Segue a colaboração (lacônica) do Akira van der S, músico (líder da banda dos anos 80 Akira S & As Garotas que Erraram) e dono de uma empresa de informática, que vive em Amsterdã:

A cerveja que costumo beber - Heineken (em casa e fora)

As melhores cervejas que provei na Europa - De Koninck, Duvel e Hoegaarden (com limão), todas belgas, as alemãs Paulaner (de trigo) e Veltins (pilsner), a Pilsner Urquell tcheca e a Guinness extra cold vendida nos pubs britânicos e irlandeses.

No próximo post, que lançarei ainda nesta semana, virá a valiosa contribuição do jornalista e ex-colega da BBC Brasil Rodrigo Amaral, que manja pacas do assunto, foi colaborador da revista Beers of the World e vive atualmente em Madri.

Um continente de cerveja II

Como prometido no post anterior, segue aqui a última parte sobre as melhores cervejas da Europa na opinião de um seleto rol de "especialistas".
Destes, o jornalista Rodrigo Amaral, ex-colega de BBC Brasil, ex-companheiro de copo no pub de Bush House, sede do Serviço Mundial da BBC ( sim, temos um pub em pleno local de trabalho), é sem dúvida o mais qualificado.
Ele manja pacas do assunto, foi colaborador da extinta revista Beers of the World e vive atualmente em Madri. Passo a bola para o Rodrigo.
As cervejas que costumo beber - Na Inglaterra, diria que as principais eram a Hooky Norton, a Deuchars IPA, Fuller's ESB e Summer Lightning, da Hopback.
As duas primeiras são ales ao mesmo tempo adocicadas, a princípio, e bem amargas no final, mas sem radicalizar em nenhum dos casos. A ESB é uma strong ale cremosa e caramelada, e uma das cervejas com o sabor mais rico que eu já provei. Já a Summer Lightning é uma golden ale, uma ale fabricada com algo de lúpulo de lager, normalmente tcheco. Na maior parte das vezes a golden ale fica parecendo uma lager, mas no caso da SL equilibra a suavidade da lager com o amargor das melhores ales. Um luxo para tomar no verão.
Aqui (em Madri), quando vou a um boteco, tomo a Mahou premium, que é a única espanhola de bater que dá para encarar na boa. A vantagem é que, sendo zona do euro, é razoavelmente fácil encontrar cervejas alemãs e belgas aqui a um preço razoável. Tenho tomado bastante, então, as helles da Späten e da HB (as helles são provavelmente meu estilo favorito), várias Franziskaner de trigo, tanto claras como escuras, e, especialmente, a Aventinus, a doppelbock da Schneider Weisse que é do baralho.
As melhores cervejas que provei na Europa - Vou ter que dar umas opções:

cerva.jpg
- A primeira garrafa de Aecht Schlenkerla Rauchbier, que comprei em uma loja especializada da City (centro financeiro de Londres) que depois fechou, foi uma revolução, com sabor de presunto defumado combinando com o início levemente adocicado mostrando que dá para conseguir combinações notáveis na fabricação da cerveja (algo outrora inimaginável para quem se criou à base de Skol e Antarctica).

- Uma pint de Double Hooky, uma double stout da Hook Norton, bebido no (pub) Ye Olde Bell, perto da catedral de St. Paul, em uma tarde de inverno (de tão cremosa parecia que dava para comer com uma colher).

- Uma pint de Chiswick bitter degustado in loco na fábrica da Fuller's, com um teor alcoólico leve, mas um sabor muito intenso e um final extremamente marcante (parecia que tinha mascado lúpulo) que eu lembro até hoje. Impressionante sabor para uma cerveja tão fraca.
- Uma meia pint de Crouch Vale Gold conseguida à base do cotovelaço durante o festival da cerveja no Olympia em 2006 - uma golden ale ainda melhor que a Summer Lightning, mas produzido por uma empresa minúscula de Essex e que é bem difícil de encontrar. Naquele ano havia sido eleita a melhor cerveja do festival e a disputa por um copo era encarniçada.
E vocês, caros amigos da cerveja, o que acham ? Cometemos alguma omissão escandalosa?

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu realmente gosto da cerveja. Eu sempre vou a alguns restaurantes em barueri que servem várias cervejas importadas de todo o mundo.