terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Beba saúde: sucos funcionais


GOURMET


Cinco receitas que refrescam e cuidam do bem-estar

Flavia Pegorin, especial para iG São Paulo

Verão sem suco é quase como praia sem sol – tem melancolia de mais e cores de menos. Com os termômetros em alta, a sugestão dos nutricionistas é consumir bebidas que hidratam, repõem energia, regulam a temperatura do corpo e nutrem o organismo, tudo ao mesmo tempo. Não, isso não é mágica. O segredo está em saber combinar os ingredientes.

“Preparados com frutas, verduras e grãos, os chamados sucos funcionais são aqueles que associam de forma correta esses produtos, para privilegiar e potencializar suas propriedades”, diz a nutricionista Ângela Lourenço, de São Paulo.

Dos triviais limão e laranja aos itens menos óbvios como o gengibre, é possível preparar toda a sorte de sucos com finalidades específicas. Tem receita para armazenar energia, melhorar o aspecto da pele e até combater a ressaca. Elas caem bem no café da manhã, no lanchinho da tarde ou mesmo para acompanhar uma refeição leve. Antes, porém, é preciso conhecer as características de cada ingrediente, daí a necessidade da orientação de um especialista na escolha e na combinação dos alimentos.


Duas dicas importantes:
- para que se alcance o efeito esperado, os sucos devem ser consumidos com certa regularidade
- além disso, precisam ser ingeridos imediatamente após o preparo para não perder as vitaminas

Cinco sucos funcionais


A nutricionista Juliana Menegazzi, da consultoria Saúde Viver, ensina a preparar sucos com finalidades específicas


>> para melhorar o aspecto da pele
Frutas de cor avermelhada, a exemplo do morango, são excelentes antioxidantes. Elas contêm licopeno, substância que combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce de todos os nossos órgãos. Também as frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a manga, auxiliam na conservação do colágeno, proteína responsável por unir e fortalecer os tecidos da pele. A couve, rica em vitamina A, completa a receita oferecendo vitalidade e brilho.



Bata no liquidificador: 8 morangos, 200ml de suco de laranja, 1 fatia média de manga, 1 folha de couve, 3 cubos de gelo





>> para espantar o cansaço



A vitamina C é uma grande aliada quando o assunto é fadiga. O kiwi e a laranja são, portanto, boas opções nesse caso. Para completar a mistura, acrescente uma boa dose de carboidratos vindos da banana e do mel. Eles dão força extra ao organismo.



Bata no liquidificador: 1 kiwi descascado, 200ml de suco de laranja, meia banana, 1 colher (sopa) de mel, 3 cubos de gelo





>> para curar ressaca



Exagerou no álcool? Se pintar aquela ressaca desagradável no dia seguinte, a boa e velha recomendação de ingerir bastante liquido é infalível. As frutas ricas em água fazem milagres porque hidratam e nutrem o corpo ao mesmo tempo.



Bata no liquidificador: 2 fatias grossas de melancia, 1 fatia grossa de abacaxi, 8 folhas de hortelã, 4 cubos de gelo





>> para armazenar energia



Entram em cena os batidos mais encorpados, que ajudam a elevar a disposição. As duas receitas acima possuem boa carga de vitaminas e nutrientes. Elas são também mais calóricas por causa das presenças do açaí e do leite de coco. Vale lembrar, no entanto, a gordura presente nessas frutas auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e melhora o nível de HDL, o chamado colesterol bom.



Bata no liquidificador: 100ml de polpa de açaí congelada, 1 banana, 6 morangos, 300ml de água gelada OU 100ml de iogurte natural, 1 fatia de abacaxi, 2 colheres (sopa) de leite de coco, meia banana, 4 cubos de gelo




>> para manter o bronzeado



Aposte em frutas e vegetais de cor alaranjada, que são antioxidantes ricos em betacaroteno. Quando ingerida, nosso organismo é capaz de transformar essa susbtância em vitamina A. Esta, por sua vez, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e por manter o bronzeado.



Bata no liquidificador: meio mamão, meia cenoura,1 fatia fina de beterraba, 200ml de suco de laranja, 3 cubos de gelo


Nenhum comentário: