terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PEQUENO PRINCIPE: ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY


Todo mundo já leu ou já assistiu Filme, desenho, peça ou alguma história em alusão ao PEQUENO PRÍNCIPE, O que pouco sabem é como ele foi concebido e quem é o pai dessa Obra de ARTE:

O Pequeno Príncipe é um livro escrito pelo autor, jornalista e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry। Foi escrito em 1943, um ano antes de sua morte. É sua obra mais conhecida. Do lado de fora parece ser um simples livro para crianças. O Pequeno Príncipe é na verdade um livro profundo, escrito de forma enigmática e metafórica. Um livro poético e filosófico sem igual. Esse livro foi traduzido para muitas outras línguas, sendo seu original em francês. Também dele foram feitos histórias para serem ouvidas, filmes e desenhos animados, além de adaptações.

Antoine de Saint-Exupéry

Militar, aviador e escritor francês nascido em Lyon, que ficou famoso mundialmente como autor da fábula infantil para adultos, traduzida no mundo inteiro, Le Petit Prince (1943), o conhecidíssimo O pequeno príncipe. De uma família aristocrática empobrecida, obteve licença de piloto quando já estava no serviço militar (1922). Depois ingressou na aviação pela companhia Latécoère (1926) e ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico sul, além de ter sido pioneiro nos vôos Paris-Saigon e Nova York-Terra do Fogo e, nesse período publicou o primeiro livro, Courrier-Sud (1929).

Depois trabalhou como piloto de provas, adido de publicidade para a companhia aérea Air-France e repórter do Paris-Soir. Editou seu segundo romance, Vol de nuit (1931), e registrou suas próprias aventuras em Terre des hommes (1939). Entrou para a aviação aliada, mas com a queda da França em poder dos nazistas, fugiu para os Estados Unidos. Ali, escreveu Lettre à un otage (1943), uma exortação à unidade dos franceses, e o o seu mais famoso livro: O pequeno príncipe.

Voltou à força aérea (1943) e morreu em missão secreta no norte da África (1944) sendo os restos do seu monomotor encontrado sob as águas do Mediterrâneo (2003)। Postumamente ainda foi publicado mais um livro seu:Citadelle (1948), um volume de reflexões।

curiosidade

Por Natal Ser uma base avançada dos aliados na 2ª Grande Guerra, era bastante comum ele passar em terras potiguares por isso existe uma teoria de que a capital do RN deu inspiração para ele escrever o PEQUENO PRÍNCIPE.

Sol, praias com dunas, muitas atrações e clima aconchegante. Um lugar assim poderia inspirar até mesmo romance de livros - e inspirou! O escritor Antoine de Saint-Exupery em uma visita a Natal, se encantou pela cidade e usou um de seus símbolos, o baobá gigante, na história de seu livro mais famoso "O Pequeno Príncipe"।”

http://img205.imageshack.us/img205/5433/20pequeno20principeee3.jpg


Vida secreta de <span class=




3 comentários:

Giovana disse...

Amei a postagem! Interessante para quem ainda não sabe a respeito dessa grande obra! Encantador para quem já se deixou cativar!

Anônimo disse...

Passei por aqui...
Lena

Anônimo disse...

Love the blog format!