segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FAVELA: DE ANTÔNIO CONSELHEIRO A FERNANDINHO BEIRA-MAR.


Favela: Nome de origem de planta rasteira encontrada na mata de transição entre a caatinga e a região de serrado.
Quisera o destino que a “REPUBLICA DE CANUDOS” fosse instalado numa região onde se tinha muitas favelas e o local onde se encontravam os soltados para derrubar a resistência de CANUDOS, Liderada por Antônio Conselheiro, era um verdadeiro morro repleta dessa planta. Não demorou muito para o Quartel General fosse conhecido como “MORRO DA FAVELA”.
O mais interessante dessa história é que o Governo não podendo pagar incentivos aos soldados para permanecer nos frontes de batalha foram prometido a eles moradia na capital do Brasil, Rio de Janeiro, com isso logo após a derrubada de canudos a capital do país passou-se a ser invadida por muitos ex-combatentes dessa guerra. Logo foram se apossando de locais aos pés dos morros e como um processo natural foram subindo já que a Urbanização não permitia eles irem em direção ao centro urbano da cidade.
Paralelamente a isso não demorou muito para chamar aqueles ex-combatentes de favelados e chamarem os locais onde moravam de FAVELA.
Mas digamos os primeiros 50 anos foram de vida pacifica entre os favelados e os urbanizados. Se achavam até uma solução para acomodar também aqueles ex-escravos que ficavam na Baia da Guanabara para procurar trabalho de estivador aos barcos que atracavam por lá. Na verdade foi uma saída “PERFEITA” pois com o crescimento da cidade era comodo para GOVERNO colocarem os “BASTARDOS” no subúrbio e se alocando nas encostas dos morros e até subindo. Inclusive nesses primeiros cinquenta anos não exista bandidagem e sim malandragem os burgueses até gostavam pois uma vez por ano eles desciam os morros para comemorar de forma peculiar o seu CARNAVAL IMPORTADO DE VENEZA, batendo tambores com musicas alegres e tudo mais. A Burguesia local até escolhia alguns para jogar futebol, cantar nas rádios e tanto compravam como vendiam a ideia de que nos seus morros não tinha pobreza e sim poesia e alegria. Só que a população de favelados nativos e imigrantes vindo do nordeste do país foram aumentando e a fome e as desigualdades sociais drasticamente maior do que a produção de POESIA. E a malandragem começou a perder para a bandidagem, e a falta do estado naqueles guetos e o crime alimentado pelo trafico de drogas, os morros cariocas passaram a ser chamados definitivamente de favelas e passou a ser um CANCER enraizado e maligno na cultura CARIOCA. Pouco foi feito, de lá para cá, naquelas favelas e exclusão social é bem maior do que a inclusão.
Hoje a politica do governo é ocupar o morro não só com policia mais com escolas, hospitais e os benefícios de restruturar os barracos e colocar o saneamento básico. A briga será grande e lenta mudar uma cultura de 100 anos de exclusão para uma cultura de inclusão.
Sinceramente acredito. como um sonhador que sou, vamos vencer essa luta e olha que nunca fui ao Rio de Janeiro e nem mesmo nunca me interessei em ir, mas esse passo será muito importante para a nossas politicas publica, só tenho medo é expulsar o trafico e o crime organizado dos morros cariocas e eles migrarem para outros estados vizinho ao RJ ou por toda costa BRASILEIRA.
O Brasil precisa do Rio assim como o Rio precisa de todos os Brasileiros. Quando passamos a ver que os problemas locais de cada estado e região é o mesmo problema que você tem no quintal de sua casa. Vamos ter uma sociedade mais de inclusão.
Sim, somos Brasileiros e não depende de onde seja e nem mesmo a sua origem mas se unificarmos esse pensamento será mais fácil que essa revolução sociológica ocorra. As Favelas do Brasil e as cidades pobres de nossa federação não precisam de pena e nem de empresas construindo escolas para abater nos impostos para passar em suas propaganda no intervalo do horário nobre.
Precisamos a intervenção do estado democrático e de direito com a constituição na mão e construindo o minimo para todos viverem de forma digna.
TERRA, TRABALHO, LIBERDADE, EDUCAÇÃO E SAÚDE PUBLICA.

Nenhum comentário: